Associação Cultural Recreativa e de Melhoramentos de Silveirinha Grande e Claras

Dados da Associação
Nome: Associação Cultural Recreativa e de Melhoramentos de Silveirinha Grande e Claras
Morada:
Código Postal:
Nº Contribuínte:
Email:
Website/url:
Nº Telefone:
Nº Fax:
Pessoa de contato:
Contato de responsável:
Comissões de Melhoramentos da Silveirinha Grande e das Claras – Comissões estas constituídas em 1974/1975 para levarem a efeito alguns melhoramentos em caminhos, dada a inexistência de estradas nestas localidades, cuja população é de cerca de 600 pessoas.
 
Dado o seu principal objectivo na altura ser o de promover “melhoramentos” nas vias de comunicação, desde logo consegue reunir condições junto da população para que se avance no alargamento e abertura de alguns caminhos, conseguido juntar pessoas e Autarquias – Junta de Freguesia e Câmara Municipal – em trabalhos aos fins-de-semana, ensaibrando e empedrando diversos caminhos das duas localidades conseguindo que, alguns anos depois, as Autarquias os transformem nas nossas actuais estradas, construindo também o fontanário lavadouro de Silveirinha Grande e o Parque Infantil, na altura o primeiro no concelho de Pombal.
Ao mesmo tempo, os seus primeiros dirigentes, empenharam-se na aquisição de terreno para a construção da sua futura Sede. Desde logo definem o tipo de construção que pretendem para darem sentido aos fins que os estatutos prevêem – desenvolvimento cultural, social, desportivo e de melhoria das condições de vida dos sócios – e resolvem projectar um edifício com várias salas destinadas a serviços administrativos, convívio, jogos, bar, cozinha, posto médico e sala de espera, polivalente para diversões de ordem cultural, biblioteca e sala de leitura, sanitários e um pavilhão gimnodesportivo. Este edifício terá uma área coberta de 2.100m2.
A 25 de Maio de 1978, em Assembleia-geral, escolheu-se o emblema da Associação e alteraram-se os estatutos e a 19 de Agosto de 1979 as mulheres casadas da Silveirinha Grande e das Claras ofereceram a bandeira e o guião.
Em 1980 adquire terrenos com cerca de 3.600m2 com vista à construção da sua Sede e elabora-se um projecto que é entregue na Câmara Municipal de Pombal, dando-se início à obra em1983 e tendo sido alterado o projecto inicial, veio finalmente a ser aprovado em1984.
A 20 de Outubro de 1990, em Assembleia-Geral, é feito o baptismo das ruas da Silveirinha Grande e das Claras para apresentar à Junta de Freguesia do Carriço e à Câmara Municipal de Pombal.
 
Fundada em 1977
Entretanto, e paralelamente, outras actividades se iam desenvolvendo – organizavam-se as Festas das Claras (Pascoela) e da Silveirinha Grande (2º fim de semana de Julho) que passariam a realizar-se anualmente – bailes, cortejos e outras de ordem recreativa e de angariação de fundos. Em 1988 iniciam-se as matinés dançantes com discos, aos domingos, que viriam a prolongar-se por cerca de dez anos e cuja receita proporcionou à Colectividade a construção do Pavilhão Gimnodesportivo que, apesar de não estar totalmente concluído, permitiu desenvolver a prática desportiva federada.
No campo desportivo e por não ter ainda condições para a prática de outras modalidades, a Associação promove imediatamente a prática de ATLETISMO, modalidade que durante dez anos manteve em actividade com cerca de 40 atletas / ano, estando federadas quatro anos.
Participou e organizou alguns torneios de FUTEBOL DE ONZE e de CINCO e em 1993, com a cobertura do Pavilhão, inicia uma actividade regular federando duas equipas de FUTSAL – Iniciados e Juvenis Masculinos – e uma equipa feminina de ANDEBOL – Juvenis.
Na época desportiva de 2001/2002 as nossas equipas de futsal masculino tiveram uma das melhores prestações de sempre no Campeonato Distrital de Leiria, a equipa de Seniores ficou em terceiro lugar, a equipa de Juniores ficou colocada a meio da tabela em sétimo lugar e foi à meia-final da taça com o Inst. D. João V e a equipa de Iniciados ganhou o campeonato e a taça sem uma única derrota.
 
Já chegou a ter seis equipas federadas em actividade – Iniciados, Juvenis e Seniores em FUTSAL masculino e Infantis, Iniciados e Juvenis em ANDEBOL feminino.
Na época, 2003/2004, teve três equipas de futsal federadas, Infantis, Iniciados e Juvenis a disputarem o campeonato distrital e a taça. A equipa de Juvenis ganhou o Campeonato Distrital e a taça e representou o Distrito de Leiria na Taça Nacional.
No aspecto Cultural é de realçar a criação em 1977 de um Grupo de Teatro de Fantoches que até 1983 animou as Festas Anuais e outras organizadas especialmente para crianças. Em 1990 surge o Grupo de Dança, constituído por um número de elementos que varia ao longo dos anos entre 12 e 26 elementos e em 1997 teve início o Grupo de Cantares Tradicionais que viria a ter o nome “ Cantar d’Amigos” e cuja constituição tem variado entre os 15 e os 17 elementos, grupos estes que se têm mantido sempre em actividade ao longo dos anos e que neste momento contam com centenas de actuações pelos Distritos de Leiria, Coimbra, Santarém, Castelo Branco e Lisboa. Também actuaram na TVI e na SIC.
No campo social a Colectividade teve intervenção na abertura da Escola Pré Primária da Silveirinha Grande, colaborou com a Câmara Municipal de Pombal nas actividades do programa Despertar para o Desporto com a cedência do pavilhão e o transporte das crianças do 1º ciclo do ensino básico, teve em funcionamento na sua sede, em colaboração com o Centro Social do Carriço, uma creche com crianças entre os 0 e os 3 anos e colabora frequentemente com a Junta de Freguesia e com o Centro Social do Carriço no transporte de crianças e idosos em eventos por eles organizados.
 
Também cedeu as instalações à Escola Pré Primária para os alunos almoçarem e actualmente os alunos da Escola Primária e desde 1997 almoçam nas mesmas instalações e utilizam o pavilhão um dia por semana para lhes ser ministrada educação física.
Iniciou em 2001 pela 2ª vez, um processo para adquirir o estatuto de Entidade de Utilidade Pública, estatuto esse que lhe foi atribuído por despacho da Assembleia da República em Novembro de 2004. Para que este processo pudesse avançar foi necessário corrigir e actualizar os estatutos, foi feita a escritura e também saiu em Diário da República.
Na sequência da actualização do ficheiro de sócios, o que normalmente acontece de 10 em 10 anos concluiu-se que foram inscritos 516 sócios e que presentemente o total de sócios efectivos, contribuintes e beneméritos é de 293.
Para além das actividades com as equipas de futsal, do grupo de dança e do grupo de cantares, que envolvem durante todo o ano cerca de 100 jovens, temos normalmente ao longo dos anos, sessões de teatro, festivais de acordeão, noites de fados, bailes de máscaras, bailes de São Martinho, concursos de vestidos de chita, festas da pascoela, festas de aniversário, passagens de ano, etc.
 
Em 2001 assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Pombal e com a Junta de Freguesia do Carriço com vista à conclusão do pavilhão gimnodesportivo composto por 3 fases. A 1ª fase, constituída pela colocação de uma cobertura do pavilhão sobreposta na existente com isolamento em lã de rocha, platibandas laterais e substituição das janelas laterais, está concluída. A 2ª fase, constituída pela pintura das instalações da sede e do gimnodesportivo também já está concluída. A 3ª fase, constituída pela colocação de um piso em madeira no Gimnodesportivo, ainda não está concluída. Este piso é essencial visto que proporciona aos atletas as condições ideais para a prática desportiva evitando lesões e permitindo desempenhos mais elevados. Gostaríamos por isso que fosse aplicado num futuro breve.
Em 2004, a Câmara Municipal de Pombal em parceria com a Junta de Freguesia do Carriço e com a Direcção da Colectividade, construiu um polidesportivo contíguo ao gimnodesportivo, num terreno recentemente comprado pela Colectividade.
No ano de 2005 pavimentou-se o parque de estacionamento em frente ao Pavilhão Gimnodesportivo com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
No ano de 2006 fizeram-se obras de beneficiação e acabamento do Bar com a colocação de um teto em madeira.
Em 2008 concluiu-se a 3ª fase do Protocolo efetuado há anos com o Município e a Junta de Freguesia. Finalmente construiu-se uma parede ao fundo do Pavilhão e colocou-se o piso, não em madeira como inicialmente fora previsto, mas sim sintético, e não pago pelo Estado (PIDAC) mas sim pela Câmara Municipal de Pombal, Junta de Freguesia e pela própria Coletividade.
Em 2009/2010 foi colocada uma bancada inox no Bar e reestruturada a respectiva canalização e foi colocado um esquentador na cozinha.
A Direção em exercício desde Agosto de 2010, no seu primeiro ano de trabalho, procedeu à abertura diária do Bar colocando um plasma neste espaço, também para comodidade e bem-estar dos Associados, foi instalada TV por cabo e Internet Wireless.
Durante o 2º ano do seu mandato remodelou o Bar, com abertura de um arco para a sala de troféus habitualmente, obrigando assim a que qualquer pessoa que entre no espaço tenha imediatamente contacto visual com o espólio da coletividade. Foram também construídas, no piso superior novas casas de banho de forma a servir o salão cultural, promovendo uma maior comodidade de todos.
 
Ainda neste período se mantiveram as atividades culturais do Grupo “Cantar d´Amigos” e do Grupo de Dança, bem como a atividade desportiva tendo a época 2011/2012 terminado da melhor forma com a subida da equipa de seniores de Futsal à 1ª Divisão Distrital.
Nos planos para o futuro estão incluídos, entre outros, a construção de um novo grupo de balneários que permitam uma utilização contínua do pavilhão gimnodesportivo, a conclusão do parque de estacionamento com a pintura das zebras e dos compartimentos para os carros, um tecto falso para a salão cultural do 1º piso da sede, a colocação de manilhas para escoamento das aguas pluviais do parque de estacionamento e a electrificação do polidesportivo.
Este é um historial sucinto de trabalho, de empenho e dedicação que se deve aos nossos Associados e nos sócios fica também a esperança da sua continuidade.