Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Freguesia de Carriço

Dados da Associação
Nome: Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Freguesia de Carriço
Morada:
Código Postal:
Nº Contribuínte:
Email:
Website/url:
Nº Telefone:
Nº Fax:
Pessoa de contato:
Contato de responsável:
Caderno Histórico da Associação C. R. D. da Freguesia do Carriço
Em Fevereiro de 1974 um grupo de pessoas organizadas com o mesmo objectivo e tendo como mentor o Sr. Dionísio Marques Agostinho, reuniu-se nas instalações da antiga padaria do Sr. Lino Pedro Júnior em Matos do Carriço a fim de criarem uma comissão para promover uns festejos populares, diferentes daqueles que já se realizavam na terra.
Foi então designada por Comissão Administrativa de Festas do Carriço, sendo o seu 1º. Presidente, o Sr. César Fernandes Pereira, coadjuvado por 20 pessoas.
A 27 de Junho do mesmo ano foram apresentados ao presidente da Junta de Freguesia do Carriço, como comissão e seu plano de intenções, obtendo aprovação por unanimidade em Assembleia de Junta de Freguesia.
Os primeiros festejos realizaram-se a 29 e 30 de Junho de 1974, que foram um grande êxito nessa época.
Perante tal facto, decidiram desenvolver e promover um projecto bastante audaz, que era a construção de um edifício que albergasse um Posto Clínico, a Junta de Freguesia e a Casa do Povo, isto no rés-do-chão; no 1º. Andar uma Associação Cultural Recreativa e Desportiva.
Foi de imediato divulgado este projecto em todas as localidades da freguesia, que em breve recebeu apoio e entusiasmo de toda a comunidade de então.
Em Dezembro de 1974 iniciaram-se os alicerces do edifício, executados por voluntários aos fins-de-semana.
Após execução e aprovação do projecto foi publicitado em todos os lugares da freguesia, despertando tão grande interesse que foi necessário realizar uma reunião geral, onde estiveram cerca de 40 pessoas a representar todos os lugares, a fim de decidirem sobre um peditório a todos os habitantes para angariação de fundos para a construção do imóvel. Do peditório resultou um total de 144.270$00.
Era então urgente a legalidade deste edifício para um correcto funcionamento. Após reunião com os representantes dos lugares da freguesia e os elementos da Comissão de Festas do Carriço, no dia 18 de Junho de 1977, foi decidido a alteração de Comissão para Associação Cultura Recreativa e Desportiva da Freguesia do Carriço. Assim, foi constituída no dia 30 de Junho de 1977, no Cartório Notarial de Soure, com publicação na III série do D.R. nº. 171 de 26 de Julho de 1977.
Passadas já mais de três décadas, esta colectividade tem cumprido quase sempre, salvo raros e curtos períodos, motivados por crises directivas que é característica das colectividades, o seu lema “servir toda a comunidade da Freguesia do Carriço no âmbito social, cultural, recreativo e desportivo”
No campo social assinalamos, a delegação da Casa do Povo do Concelho de Pombal, gratuito com protocolo assinado a 03 de Dezembro de 1980, Posto Clínico, gratuito inaugurado a 31 de Outubro de 1982, Junta de Freguesia, gratuito num período de Outubro de 1982 a 30 de Outubro de 1993, Clube de Caçadores e Pescadores da Freguesia do Carriço, num período de Maio de 1990 a Janeiro de 2003 e cedência periódica ao Agrupamento de Escuteiros 891 da Freguesia do Carriço.
No campo cultural recordamos vários eventos, tais com: teatros, passagens de modelos/vestidos de chita, mês da cultura, feiras de antiguidades e coleccionismo, mostras de actividades económicas, encontros de grupos de dança, escola de musica, Karaté e dança rítmica, com a existência de um grupo Alta Tensão vencedor no programa televisivo “Big Show Sic”.
No campo recreativo na década 70 e 80 foi protagonista e hospitaleira dos maiores espectáculos ao vivo da nossa freguesia e quiçá do concelho, com vários artistas, como: Nicolau Brayner e Herman José, José Cid, Maria Armanda, Fernando Farinha, Carlos Areias, Paço Bandeira, Alexandra, Carlos Moniz e Maria do Amparo, Carlos Paião, As Doce, Badaró, Marco Paulo, Márcio Ivens e suas Teteas, Maranata, Suzy Paula, Trovante, noites do fado de Lisboa e Coimbra e também os magníficos bailes quinzenais e tantos outros que seria exaustivo enumerar.
No campo desportivo fomos pioneiros na freguesia em várias modalidades, com equipas de atletismo e de corta mato, torneios de tiro aos pratos, provas de automobilismo em terra batida já na sua décima nona edição, sendo até considerada por alguns pilotos a melhor prova automóvel em terra batida da zona centro, recordamos também torneios de futebol de salão, concursos de pesca desportiva do mar, torneios de sueca e comemorações ininterruptas do 25 de Abril para toda a comunidade escolar do 1º. Ciclo da Freguesia do Carriço, proporcionando a todas as crianças actividades lúdicas e desportivas.
Divulgámos e acolhemos também eventos sociais, religiosos, festas de Natal para as crianças da freguesia, encontro de jovens na realização do Festival Nacional Redentorista, gastronómicos, recreando matanças do porco, recordando assim o tempo dos nossos avós, tasquinhas e artesanato.
Devido a reduzidos apoios estatais a esta colectividade, ao longo da sua história, as direcções precedentes e actuais direccionaram também os seus esforços no sentido desta colectividade acautelar a sua autonomia financeira, nas despesas de manutenção, conservação e logística. Assim nesta perspectiva foi cedido instalação á Caixa de Crédito Agrícola de Pombal delegação do Carriço, e uma loja de artigos florais e decorativos.
É justo louvar este desempenho, estabilidade e dinâmica, que durante três décadas a Associação tem transmitido aos seus sócios e á comunidade local, um exemplo a seguir.
A realização bem sucedida destas actividades, propostas por todos os corpos directivos e a par de uma criteriosa gestão financeira, sem menosprezar os apoios privados e públicos, que tem sido fundamentais para um apreciável crescimento do património desta colectividade.
Sendo apanágio desta Associação, abraçar projectos sólidos para o desenvolvimento da nossa região, propôs-se em Assembleia Geral de sócios em 26 de Janeiro de 2003 a iniciação de construção de um Pavilhão Multiusos, o qual albergasse eventos vários, de interesse para toda a população da Freguesia do Carriço.
Após diversas reuniões de trabalho, entre as direcções desta colectividade e os Srs. Presidentes de Câmara e Junta de Freguesia, foi-nos lembrado pelo Sr. Presidente da Câmara cooperação para iniciarmos a obra, disponibilizando todo o betão, varão de ferro para as fundações e aprovação do projecto por deliberação camarária em 28 de Abril de 2005.
Foi no dia 08 de Setembro de 2004 que se iniciaram as obras estruturais do Pavilhão Multiusos.
Actualmente, já com cobertura total aguardamos com a noção da responsabilidade por apoios prometidos, para levar por diante este projecto que ajudaria e em muito na realização de várias actividades de natureza cultural, recreativa, desportiva e social projectando assim um espaço amplo e atractivo para as populações mais jovens, menos jovens e da terceira idade desta freguesia.